Quatro (1 + 3)
são os pianistas que eu admiro de paixão, e sempre que eu os assisto, em vídeos, são aulas magníficas de música e vida, lições de envolvimento pleno com o instrumento.
Cláudio Arrau
Arthur Rubinstein www.aris.org.il
Glenn Gould www.glenngould.com
Vladimir Horowitz
Cláudio Arrau - Quando Cláudio Arrau deu o seu primeiro recital, em Santiago do Chile, tinha 5 anos. Não será de admirar que em 1911 já se encontrasse em Berlim, onde prosseguiu os seus estudos. Numa seqüência de recitais assinalando o seu 80º aniversário, Arrau voltaria a tocar no Chile, em 1984, 76 anos depois daquele primeiro recital...
O que se passou entretanto mostra a grandeza atingida pelo pianista chileno: estréia em Berlim aos 14 anos de idade, carreira internacional iniciada aos 18, vencedor do Premio Internacional de Genebra em 1927, recebeu da Orquestra Filarmônica de Berlim a medalha Hans von Bülow, em 1980. Claudio Arrau foi um dos melhores intérpretes de Beethoven, mas sentia-se igualmente à vontade nos românticos, nomeadamente Chopin e Liszt. Faleceu há 15 anos, no dia 9 de Junho de 1991.
Claudio Arrau
O pianista Cláudio Arrau ficou conhecido por suas estimadas interpretações para obras clássicas de Beethoven, Chopin e Bach. Aluno do alemão Martin Krause, estudou piano dos 5 aos 15 anos, encerrando seus estudos por considerar sua técnica ao piano suficientemente completa. Em 1925, fez história em Berlim, desempenhando a obra de teclado completa de Bach numa série de doze recitais.
|